
Médicos Residentes:
- 70% dos atendimentos médicos do país
- Maior serviço social na área de saúde
- Melhor formação, melhor assitência à população
- Futuros especialistas de nosso país
- Lutam pelo reajuste de sua bolsa-auxílio há mais de 5 anos!!
Ela envolve dois aspectos fundamentais: por um lado o médico residente está em treinamento teórico e prático visando sua especialização e por outro lado ele é um médico já formado e com direitos conquistados pela luta dos Médicos Residentes desde o início da sua implementação no Brasil.
O valor atual da Bolsa da Residência Médica é de R$1.479,00 para uma carga horária de 60 horas semanais (isso só no papel, a maioria trabalha bem mais!!). Desde setembro de 2005 a ANMR e suas regionais pleiteiam um aumento de 50% que elevaria a bolsa à R$2.200,00, até o momento sem a aprovação do MEC. Esta reivindicação é justa pois é fundamental que o valor da Bolsa permita ao Médico Residente dedicação intensa à sua especialização.
A reivindicação dos Médicos Residentes é legítima a e eles têm o direito de paralisar suas atividades já que a obrigação pela assistência médica à população, cabe às instituições e não aos residentes.
Vale ressaltar que o médico residente não pode, como qualquer outro médico, se furtar a atender um paciente em caso de emergência em que ele tenha se envolvido ou que seja o único médico presente naquele momento.
Aqui em SJRio Preto a o manifesto da paralização acontecerá amanhã, às 8:30 da manhã, em frente ao Hospital de Base!!!
Esperamos com essa colhermos bons frutos!
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire